Saneamento Básico: Oportunidades e editais de financiamento à Inovação
Em primeiro lugar, o Saneamento Básico é uma das mais importantes áreas de responsabilidade de uma sociedade, normalmente ordenado pela gestão pública. A implementação de sistemas de tratamento de esgoto, água, resíduos e drenagem constituem esse desafio.
Atualmente, com o Novo Marco Legal do Saneamento Básico, sancionado em julho de 2020, asseguramos mais qualidade ao saneamento básico no Brasil. Isso significa que muitas mudanças estão previstas para o setor.
Deste modo, para sintetizar essas mudanças de forma clara, um Estudo inédito realizado pelo FI Group expõe os principais desafios tecnológicos relacionados à indústria do saneamento, e como podem ser subvencionados pela Lei do Bem.
Lei do Bem na indústria do Saneamento
Considerando todas as tipologias passíveis de incentivo pela legislação, o estudo destaca desde projetos de resiliência até projetos situados na fronteira tecnológica. Evidência, também, quais gastos e investimentos podem ser subvencionados via fomento indireto (Lei 11.196/05).
Mapeamos as principais linhas de fomento direto e instituições públicas e privadas com potencial de parceria para projetos inovadores cujo escopo sejam processos de saneamento. O estudo apresenta abordagens inovadoras em (i) abastecimento de água, (ii) tratamento de esgoto, (iii) gerenciamento de resíduos sólidos e (iv) drenagem urbana.
Elaborado pela equipe de Produtos do FI Group, composta por engenheiros com experiência na área. O estudo também contempla as atuais soluções de reuso e indústria 4.0 que podem ser viabilizadas pela Lei do Bem e por linhas da FINEP.
Preencha o nosso Formulário de Contato e solicite o nosso Estudo!